Cuidar de sua Saúde Mental, também é falar sobre emoções

Podemos dizer que nós temos muitas dificuldades em lidar com nossas emoções, quero informa-los que lidar com as emoções é um comportamento aprendido, essencial para o nosso bem- estar.

As emoções são processos biológicos administrados pelo cérebro fundamentais para nossa adaptação e sobrevivência como seres humanos.
Muitas vezes percebemos que as pessoas reprimem as emoções, esta repressão emocional pode ter origem na primeira infância, onde talvez não foi dado espaço à criança para que sinta e expresse suas emoções.

A criança por sua vez, internaliza e entende que sentir e reconhecer essas emoções negativas é algo ruim.

Falar de saúde mental é falar de emoções e sentimentos. A palavra emoção vem do latim “emovere”, onde “e” significa “fora” e “movere” significa “movimento”. Sentir amor, alegria, raiva, ansiedade, vergonha ou desapontamento são expressões de uma emoção que aflora. O sentimento é a maneira que interpretamos nossa emoção. Expressar as emoções e saber receber e aceitar os sentimentos é muito importante para aprender a lidar com eles.

Seus sentimentos podem afetar o que você faz de várias maneiras, algumas pessoas até podem achar que expressar seus sentimentos e emoções podem soar como uma fraqueza, mas sabemos que nossos pensamentos interferem nas nossas emoções, e que vão interferir nos nossos comportamentos. E se não sabermos identificar as emoções podemos paralisar nossa vida, deixando que esses pensamentos nos dominem e nos impeçam de prosseguir adiante.

Podemos notar que as emoções são essenciais para a Saúde Mental. Se as emoções e sentimentos tiverem prejudicando e paralisando a sua vida, busque ajuda de um psicólogo para compreender e aprender a lidar com estes afetos.

#somosumasoicpbb

 

Luciana Bachega
Psicóloga Clínica e Social
Terapia Cognitivo Comportamental
CRP.:06/68176
@lubachega_psico

 

 

Volte para a página do CDFP